Publicado por: Fabio | 18 Novembro, 2008

Eu e ele..

– Pai, você podia ser rico hein?
– Mas eu já sou rico ué.
– Né nada.
– Sou sim. Mas o que você acha que é ser rico?
– Ter uma casa grande, um carrão bonito, um monte de dinheiro..
– Mas isso aí é ter muito dinheiro, é disso que você tá falando? Ou ser rico de verdade?
– Não sei.
– Por que? Não entendeu?
– Não.
– Ser rico, quer dizer que você tem muito alguma coisa, mas nem sempre isso quer dizer só dinheiro.
– Ãhn..
– Entendeu agora?
– Mais ou menos.
– Eu sou rico.
– Rico como?
– Já consegui alcançar muitas coisas que queria, e por tudo o que vivi, tenho sorte de ser o que sou hoje e ter o que tenho.
– Mas você não é rico.
– Não, não sou rico de dinheiro. Mas tenho minhas riquezas e você é uma delas.
– Ah Pai, pára de brincadeira.
– Tô falando sério. Me responde uma coisa, você tem quantos brinquedos?
– Não sei.
– Por quê?
– Tenho um monte ué, nunca contei.
– Então, me considero rico por você poder ter um monte de brinquedos.
– Mas isso não é ser rico.
– Se você tivesse apenas 1 carrinho pra brincar, você se sentiria rico de brinquedos?
– Não.
– Então, comigo foi assim eu ganhei um carrinho que durou 5 anos. Claro que ganhei outros brinquedos, mas dá pra contar eles nos dedos de uma mão. Aí me considero rico de dinheiro o suficiente pra poder te dar quantos brinquedos eu quiser, e achar que você merece.
– Você não ganhava presente??
– Ganhava, às vezes eu ganhava 3.
– É, você me deu 3 presentes no meu aniversário.
– Mas eu ganhava 3 presentes por ano.
– O QUÊ?
– É verdade, ganhava 1 no meu aniversário, 1 no dia das crianças e outro no Natal.
– Por quê só isso?
– Por que brinquedo não é tão importante como comida, por exemplo.
– Mas não tinha dinheiro pra comprar comida?
– Às vezes a comida era o suficiente contado para o mês. E depois que seu Avô morreu, a gente foi morar numa casa que sempre que chovia forte, entrava água de esgoto no quarto onde eu e seu tio dormíamos. Aí sua Avó gastava com o quê era necessário, não com brinquedos.
– E você continuava dormindo lá?
– Uhum, não tinha outro lugar pra onde ir ué.
– Mas se você não tinha brinquedos, brincava de quê?
– Ah, o único presente que fiz questão de atazanar a sua Avó até ela me dar, foi uma bicicleta.
– Aí você só andava de bicicleta?
– A noite sim, durante o dia vendia verduras, pão que sua avó fazia, consertava outras bicicletas, isso tudo indo na casa dos outros e batendo de porta em porta.
– Você fazia isso sozinho? Pra quê?
– Uhum. Era a minha mesada ué.
– Quantos anos você tinha?
– Onze.
– Ah, então você era mais velho que eu sou.
– Mas na sua idade eu ia pro colégio de ônibus, sozinho. E ia de ônibus por que seu avô ainda tava vivo, e dava pra ir pra um colégio melhor mas que ficava mais longe.
– E você não tinha medo?
– Medo de quê?
– De andar de ônibus ué.
– TInha nada, só não gostava de ter q pegar dois ônibus pra ir e dois pra voltar.
– Mas pra você me dar brinquedos, tem que ser rico de dinheiro né?
– Na verdade “ser rico” pra mim é poder te dar o que não tive, o que não puderam me dar, não deixar você passar pelas mesmas coisas que passei.
– Hum…
– Quê foi?
– Não, nada não.
– Fala rapá.
– Não, é que queria te perguntar se quando a gente chegar em casa você quer meu carrinho novo pra você.
– Meu presente eu já ganhei, pode ficar com seu carrinho novo.
– É? O que você ganhou?
– Você.
– Pára Pai.
– Quando chegar em casa a gente brinca de banco imobiliário.
– Tá bom. Mas pode deixar que vou deixar você ficar rico..
– Rico de quê?

– Dinheiro de papel Pai.

Responses

  1. Rico mesmo é quem menos precisa.
    Gostoso que só!

  2. Ita,
    Como diria meu falecido Pai:

    EXACTAMENTE.

  3. Muito bom. Acho incrivel como uma criança é capaz de entender certas coisas mais facilmente quando explicamos situações passadas. E eu adorei a parte do banco imobiliário. Adoro mesmo ! =D

    bezuus ! =*

  4. Muito gostoso o diálogo! E mais do que provável – tenho dois moleques e essas cabeças perguntadoras, que não aceitam qualquer resposta, preferem realmente a nossa história de vida do que simplesmente um discurso do que é ser rico ou ser pobre.

  5. sabe que ja´expliquei isso aqui em casa?
    não foi bem desse jeito…mas expliquei. pq sei lá, sou milionária e eles não sabiam! rs

  6. Ser rico é não precisar. Ter muito dinheiro e estar só é precisar do outro. Ter muitas posses e estar infeliz é precisar do sorriso. Ter todos os sonhos e não compartilhar é precisar de humildade.

    Aprendi um dia na faculdade q só deixamos de ter necessidades ao morrer. Então rico é estar morto. Adoro não ser rico.

  7. A maior riqueza vem do coração. Das emoções vividas e da vida que se viveu. bjs

  8. Uma das formas mais lindas que já li de uma explicação do que é ser rico!! Parabéns!
    Beijão

  9. Meu DEUS, que coisa incrível! Muito 10! E, mais ainda posso lhe dizer o quanto me orgulho de ti e sou sua FÃ! Bjks e TE AMO…

  10. Realmente, a capacidade de uma criança entender tudo hj em dia… e como diria meu falescido pai…
    Criança é muito inteligente os adultos são quem as estragam….

  11. Belissimo conto, a maneira perfeita de se explicar a riqueza. Que de fato esta no que temos de mais precioso.
    Beijos!

  12. Lindo texto. 🙂

  13. Adorei … filho é a maior riqueza que podemos ter. Bjs

  14. adorei o papo…..mt mesmo!!

    :))))

  15. Adorei. Tento explicar pra muita gente que sou feliz assim do jeito que eu sou. Sem muito dinheiro, mas com o suficiente pras coisas que eu preciso, e feliz com o que faço. Elas fingem que não entendem. Mas sempre acabam soltando que têm inveja da vida que levo. Vai entender…

    Obrigada pelas palavras sempre presentes na Casa, viu? Adoro suas opiniões lá.


Deixe uma Resposta

Categorias

